Enel X chega à nona operação de iluminação pública no Brasil com o início da gestão do parque de IP de Maringá (PR)

PUBLICADO NO DIA: 30/04/2024

Com a nova operação, consórcios liderados pela empresa passam a gerenciar ao todo 341 mil pontos de iluminação pública nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste;

Concessão em Maringá é a maior do grupo no País, com mais de 55 mil pontos.

São Paulo, 29 de abril de 2024 – A Enel X Brasil, linha de negócios do Grupo Enel dedicada a serviços avançados de energia com foco na transição energética, inicia a gestão da sua nona parceria públicoprivada (PPP) de iluminação pública no País, na cidade de Maringá, no estado do Paraná.

O contrato de PPP em Maringá, assinado nesta segunda-feira (29/04) em evento com a presença de autoridades municipais e representantes da Enel X, é o maior da empresa no País em número de pontos de iluminação gerenciados, com um parque de 55 mil luminárias. Entre outras melhorias, o contrato prevê a modernização dos 55 mil pontos existentes com a tecnologia LED, mais eficiente e sustentável, e a instalação de novos pontos. A empresa lidera o consórcio Luz de Maringá, formado também pela Selt Engenharia, e que venceu o leilão em outubro de 2023 para gerir o parque por 13 anos.

Com a assinatura da PPP com a Prefeitura de Maringá, a Enel X passará a gerenciar 341 mil pontos de iluminação pública no Brasil, em parcerias público-privadas nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste. Além de Maringá, nos últimos quatro anos, consórcios liderados pela Enel X também passaram a operar os parques de IP dos municípios de Itanhaém, em São Paulo, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru, ambos em Pernambuco, Cataguases, em Minas Gerais, Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, Ponta Grossa, no Paraná, e Alagoinhas na Bahia.

As PPPs de iluminação pública trazem grandes benefícios para a população, tornando as cidades mais eficientes, seguras e inteligentes. O início das atividades em Maringá é um marco estratégico da nossa atuação para contribuir com a eficiência na gestão de recursos públicos e a criação de um futuro mais sustentável”, afirma Francisco Scroffa, executivo responsável pela Enel X Brasil.

O investimento no projeto é de mais de R$ 83 milhões, de acordo com o valor previsto no edital. A expectativa é de que parte das luminárias da cidade seja equipada com tecnologia de gestão remota via Telecontrole. O projeto prevê ainda a instalação de iluminação de destaque nos principais pontos turísticos e monumentos históricos do município. A modernização dos 55 mil pontos de iluminação existentes vai proporcionar uma redução de consumo de energia de cerca de 65%, como previsto no edital, em comparação com os padrões atuais de consumo de energia do parque de IP da cidade. Além da economia gerada pela redução de consumo, o município se beneficiará com mais segurança para a população e com a redução das emissões de carbono. O consórcio Luz de Maringá também implantará um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por telefone e canais digitais, tornando mais moderna e eficiente a gestão local dos serviços de IP.

Enel X Global Retail é a linha de negócios do Grupo Enel dedicada a clientes em todo o mundo com o objetivo de fornecer produtos e serviços de forma eficaz com base em suas necessidades energéticas e incentivá-los a um uso mais consciente e sustentável da energia. Líder mundial na área de fornecimento de energia, serviços de gestão de energia e mobilidade elétrica para promover a eletrificação, acompanha todos os seus clientes na sua transição energética, desenvolvendo soluções que geram valor. A Enel X Global Retail oferece um ecossistema de produtos e serviços sustentáveis, eficientes, fáceis de encontrar e personalizados, construídos de acordo com as necessidades dos clientes. A Enel X Global Retail fornece eletricidade e serviços de energia integrados e inovadores para mais de 61 milhões de clientes em todo o mundo, residências, pequenos escritórios, empresas e municípios. Além disso, em todo o mundo, instalou mais de 3 milhões de pontos de iluminação, bem como mais de 25.300 pontos de carregamento públicos próprios para mobilidade elétrica.

Sobre a Selt Engenharia

A Selt Engenharia atua nas áreas de eletricidade, iluminação pública, consultoria, projetos, construção e manutenção de plantas, subestações e linhas de transmissão de até 525kV.